Teste do pezinho ajuda a diagnosticar patologias em bebês

Um dos exames mais simples e precisos para descobrir se um bebê possui doenças genéticas é o teste do pezinho. Também chamado de teste do calcanhar, o exame ajuda a detectar uma variedade de problemas genéticos, inclusive os mais raros.

Durante o exame, algumas gotas do sangue da criança recém-nascida são coletadas da região do calcanhar e enviadas a um laboratório. Na maioria das vezes, os pais podem estar presentes enquanto a equipe de saúde realiza o exame. Dessa forma, os pais ficam mais tranquilos e o bebê se sente mais confortável.

Por que o teste do pezinho é importante?

Normalmente, esse tipo de exame é capaz de identificar patologias e distúrbios importantes, que podem afetar a saúde da criança. Em suma, o teste permite analisar diversos fatores, até mesmo a forma como o organismo do bebê absorve nutrientes. Além disso, muitas doenças hormonais são descobertas com um exame simples, que pode ser realizado em clínicas médicas no DF.

Menino brincando com o pé
Bebê esperando o teste do pezinho

Algumas dessas doenças exigem tratamento imediato para manter os bebês saudáveis. Por exemplo, bebês cujo teste deu positivo para hipotireoidismo precisam iniciar o tratamento de reposição do hormônio tireoidiano. Assim, o bebê apresenta um crescimento adequado e tem desenvolvimento cerebral saudável.

Quando o exame do pezinho deve ser feito?

Normalmente, o teste do calcanhar é realizado na criança dentro de 24 horas após o nascimento. Afinal, a realização do teste logo nas primeiras horas garante resultados mais precisos e tratamentos mais assertivos. Ademais, após o resultado do exame, a criança pode receber os cuidados especiais de que necessitar.

Teste do pezinho na Clínica Multi Master

E se o teste do pezinho apontar algum distúrbio genético?

Se um teste de diagnóstico mais específico mostrar que seu bebê sofre de alguma enfermidade ou distúrbio, o mais indicado é buscar a opinião de um especialista em pediatria para obter o melhor tratamento.

Hoje em dia, grande parte dos distúrbios pode ser tratada com suplementos, medicamentos e alimentação adequada para o recém-nascido. Além, claro, da necessidade de supervisão médica profissional.

Agende já uma consulta para seu bebê com a pediatria da Clínica Multi Master no DF!

Atendemos convênios

Tire suas dúvidas pelo nosso WhatsApp ou ligue para falar com nossos atendentes e marcar sua consulta.

Leave a reply