Qual é a relação entre hipotireoidismo e depressão?

A tireoide é uma glândula endócrina de extrema importância para o funcionamento do organismo. Os hormônios tireóideos, o T3 (triiodotironina) e o T4 (tetraiodotironina), são fundamentais para o funcionamento das células, desenvolvimento do Sistema Nervoso Central, crescimento, reprodução e regulação do metabolismo. 

O hipotireoidismo é uma disfunção na tireoide caracterizada pela produção insuficiente dos hormônios T3 e T4. Quando os níveis de T3 e T4 estão baixos, o metabolismo e o funcionamento do sistema nervoso ficam mais lentos e podem ocorrer sintomas como desaceleração dos batimentos cardíacos, dores musculares, ganho de peso, menstruação irregular, intestino preso, queda de cabelo, cansaço excessivo, decréscimo da atividade cerebral e sonolência. 

Hipotireoidismo,
Hipotireoidismo
Hipotireoidismo
Hipotireoidismo

Esses sintomas do hipotireoidismo podem desencadear ou agravar quadros de depressão. Dessa forma, pessoas com essa disfunção ou com risco aumentado para doenças tireoidianas têm maior tendência para a patologia depressiva. Da mesma forma, é prudente submeter pacientes com depressão a uma avaliação endócrina para investigar a presença do hipotireoidismo.  

Leave a reply