Endocrionologia

A endocrinologia é uma especialidade médica que cuida da saúde das glândulas. Estas são responsáveis por liberar os hormônios, que regulam o funcionamento de várias funções no organismo, para a corrente sanguínea.

Há casos em que a glândula para de funcionar e os órgãos sofrem com a deficiência do hormônio. É o endocrinologista quem vai ajudar o paciente nesses quadros.

Doenças que a endocrinologia trata

A endocrinologia trata todas as doenças relacionadas ao funcionamento das glândulas e metabolismo. Essa especialidade abrange o tratamento de várias doenças e condições. Saiba algumas:

– Problemas de crescimento: O crescimento excessivo ou deficiente pode ocorrer devido à alterações hormonais, genética ou nutricionais.

– Obesidade: Essa condição que coloca em risco a saúde de crianças e adultos, pode estar relacionada a um desequilíbrio hormonal.

– Osteoporose: Essa doença endócrina é caracterizada por dores nos ossos e fraturas frequentes.

– Problemas relacionados à menstruação: Alterações no ciclo menstrual podem estar relacionados à questões hormonais.

– Hirsutismo: O excesso de pêlos e acne no rosto da mulher, além de aumento da musculatura, pode estar relacionado à produção excessiva de hormônios masculinos.

– Tireoide – Hipotiroidismo ou hipertiroidismo: Essa glândula é responsável pela produção de hormônio que regula o funcionamento do organismo. Distúrbios da tireoide podem causar perda ou ganho de peso, queda de cabelos, cansaço persistente, alterações no ciclo menstrual, inchaço no pescoço entre outros sintomas.

– Andropausa: Quando o homem envelhece, pode acontecer uma queda de hormônios masculinos. Esse desequilíbrio pode causar cansaço, disfunção sexual, diminuição da força muscular.

– Distúrbios da puberdades: A criança pode estar com distúrbios quando desenvolve, precocemente ou mais tardiamente pêlos pubianos, desenvolvimento da mama e odor axilar.

A pessoa deve procurar o endócrino quando perceber que seu corpo está sofrendo por problemas de metabolismo. Como ganho e perda de peso bruscos e sem causa, quando a pessoa for diagnosticada com diabetes ou houver alterações nos níveis de colesterol e triglicérides.

A consulta com o médico endocrinológico precisa ser feita regularmente. Casos de alterações hormonais podem trazer muitos problemas para a saúde e bem estar da pessoa.