Ultrassonografia de abdômen

A ultrassonografia de abdômen tem o objetivo de avaliar e diagnosticar possíveis alterações nas estruturas internas da região do abdômen: fígado, pâncreas, vesícula biliar, rins, aorta, bexiga e baço. Este exame de imagem pode identificar a presença de tumores, cistos, abscessos, cálculo na vesícula e renal, entre outras doenças.

Existem três tipos de ultrassonografia abdominal: superior, inferior e total. A escolha do tipo de ultrassom abdominal deve ser orientada pelo médico que solicitou o exame.

O exame é indolor, não invasivo e precisa ser agendado. É necessário preparo com 6h de jejum e 30 gotas de Luftal nos 30 minutos anteriores à realização do exame.

Ultrassonografia de Abdome total

O ultrassom abdominal total é um exame de imagem que estuda e avalia os órgãos abdominais. Tais como pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, fígado, baço, rins, retroperitonio e bexiga. O procedimento também avalia órgãos localizados na região pélvica.

A ultrassonografia de abdome total serve para identificar as seguintes condições:

– Tumores ou massas no abdômen;

– Detecta líquido na cavidade abdominal;

– Apendicite;

– Cálculos na vesícula ou nas vias urinárias;

– Alterações na anatomia dos órgãos do abdômen;

– Lesões nos tecidos e músculos da parede abdominal e outros.

O exame é indolor, não é invasivo e precisa ser agendado. O paciente será informado sobre os preparos para o exame. Caso o paciente tenha exames anteriores relacionados a essa área, é recomendado levar.

Ultrassonografia de Abdome superior

A ultrassonografia de abdome superior é um exame de imagem que estuda e avalia alterações no fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, baço, rins, aorta e veia cava inferior. O procedimento complementa e interage com outras especialidades médicas.

Com o ultrassom de abdome superior é possível avaliar a dilatação das vias biliares, atestar o tamanho dos órgãos, conferir a presença de líquidos na barriga, doenças no fígado e outras condições.

Ultrassonografia de Abdome inferior

A ultrassonografia de abdome inferior é um exame de imagem que serve para avaliar a região pélvica de homens e mulheres.

Nas mulheres, ele estuda as estruturas e órgãos como os ovários, útero e bexiga urinária. O exame pode identificar alterações no endométrio, miomas, cistos ovarianos, abscessos próximos aos ovários, faz diagnóstico de gravidez ectópica e avalia a cavidade uterina

Já nos homens, o exame analisa órgãos como bexiga, próstata e vesículas seminais. O ultrassom de abdome inferior faz diagnóstico de tumores, mudança no tamanho e outras doenças na próstata. Ele também identifica pedra na bexiga e ureteres, além de problemas relacionados à infertilidade masculina.

Ultrassonografia de próstata via abdominal

A ultrassonografia da próstata é um exame que visa avaliar o tamanho e volume desta glândula exócrina. O objetivo do exame é identificar e diagnosticar doenças, tumores e câncer de próstata. As imagens são geradas a partir da sonda que é colocada sobre o abdômen do paciente.

Para esse exame de imagem é preciso que o paciente esteja com a bexiga cheia para facilitar a visualização da próstata. É recomendado que uma hora antes do exame o paciente tome de 4 a 5 copos de água. Não é necessário que o paciente suspenda a medicação de uso diário.

O exame é indolor e precisa ser agendado. Caso o paciente tenha exames anteriores relacionados a essa área, é recomendado levar.

Ultrassonografia dos rins e vias urinárias

A ultrassonografia das vias urinárias dá acesso aos rins, ureteres, uretra, a bexiga e, no caso de homens, a próstata. O exame serve para avaliar o estado das estruturas urinárias e fazer diagnósticos de lesões ou alterações dessa área. O procedimento não é invasivo e não possui efeitos colaterais.

Algumas das principais condições que esse exame de imagem pode identificar são: infecção urinária; alterações na parede da bexiga; pedras, cistos e obstruções nos rins; insuficiência renal; doença policística renal e órgãos reduzidos.

A preparação para esse procedimento é bastante simples. O paciente precisa estar com a bexiga cheia, assim, é recomendado a ingestão de 4 a 5 copos de água uma hora antes do exame.

Ultrassonografia de parede abdominal

O exame de imagem de parede abdominal avalia e faz o diagnóstico de lesões e alterações na parede abdominal. É um procedimento não invasivo e não utiliza radiação, além de não apresentar efeitos colaterais. Esse exame também auxilia, complementa e interage com outras especialidades médicas.

O exame é indolor e precisa ser agendado. É indicado que o paciente use roupas leves e confortáveis, de preferência duas peças. Caso o paciente tenha exames anteriores relacionados a essa área, é recomendado levar.

Ultrassonografia da Pelve com e sem Doppler

O ultrassom da Pelve é um exame de imagem que identifica e faz diagnóstico de doenças e problemas pélvicos. Com o procedimento, é possível avaliar o útero, ovários, tubas uterinas e outras estruturas da pelve.

O Doppler é um adicional que pode ser feito em qualquer ultrassonografia. Ele ajuda a avaliar o fluxo sanguíneo dos órgãos na cavidade pélvica. Além de investigar, de forma detalhada, os aspectos das patologias que podem ser encontradas nesta região.

O ultrassom da pelve é indolor, não é invasivo e precisa ser agendado. O paciente será informado sobre os preparos para o exame. Caso o paciente tenha exames anteriores relacionados a essa área, é recomendado levar.

Ultrassonografia da Região Cervical

O ultrassom da região cervical é um exame de imagem da região do pescoço. Com esse procedimento é possível avaliar alterações e doenças na tireoide e tecidos pescoço. Tais como cistos, inflamações, tumores e massas cervicais.

O Doppler é um adicional que pode ser acrescentado em qualquer ultrassonografia. Ele pesquisa a vascularização dos órgãos examinados, possíveis lesões na área e detalha melhor a natureza dessas condições.

Ultrassonografia da região Inguinal

A ultrassonografia inguinal direita e esquerda é um exame de imagem que avalia alterações da região inguinal.

O procedimento é eficaz para diagnosticar e caracterizar doenças dessa área. Ele também interage e complementa outras especialidade médicas.

O exame é indolor, não é invasivo e precisa ser agendado. Caso o paciente tenha exames anteriores relacionados a essa área, é recomendado levar.

Ultrassonografia músculo-esquelética (Coxa, Perna, Braço, Antebraço)

A ultrassonografia músculo-esquelética é um exame de imagem que estuda os tendões, ligamentos e músculos de várias partes do corpo humano. Tais como ombro, braço, antebraço, punho, mão, quadril, coxa, joelho, perna, tornozelo e pé.

Esse procedimento avalia e faz diagnóstico de derrames articulares, cistos, tendinite, nódulos e outras alterações nessas áreas.

Ultrassonografia de Partes moles com e sem Doppler

A ultrassonografia de partes moles é uma exame de imagem que avalia alterações e lesões localizados superficialmente na pele, subcutâneo, musculatura, tendões e ligamentos. O procedimento pode fazer diagnóstico de nódulos, cistos, caroços, abscessos, linfonodomegalias ou dor localizada.

O Doppler é um adicional que permite a avaliação detalhada de sinais de inflamação e a vascularização de nódulos na área.

O exame é indolor e precisa ser agendado. O paciente será informado sobre os preparos para o exame. Caso o paciente tenha exames anteriores relacionados a essa área, é recomendado levar.

Ultrassonografia com Doppler colorido das artérias renais

O ultrassom com Doppler colorido das artérias renais é um exame de imagem que estuda alterações ou lesões nesta artéria, da sua origem na aorta abdominal até o rim. O procedimento faz diagnóstico de displasia fibrosa das artérias renais e doença aterosclerótica.

O Doppler é um adicional que pode ser feito em qualquer ultrassonografia. Ele que permite a avaliação detalhada do fluxo sanguíneo das artérias renais.

Ultrassonografia com Doppler colorido da Aorta e ilíacas

A ultrassonografia com Doppler colorido da aorta, ilíacas e veia cava é um procedimento que estuda a anatomia da aorta, veia cava inferior, rins, baço, vias biliares, vesícula biliar, pâncreas e fígado.

Esse exame de imagem identifica condições como aneurismas, oclusão do ramo aórtico abdominal, doença aterosclerótica da aorta abdominal e doença vascular arterial. Essa ultrassonografia é complementar e interage com outras especialidades médicas.

O Doppler é um adicional que permite a avaliação detalhada das veias e do fluxo sanguíneo na região analisada.